
Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing
Objetivos
A Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing tem vindo a ser continuamente atualizada ao longo dos anos, mantendo o compromisso de excelência com a formação de profissionais versáteis e aptos a responder, de forma dinâmica, às exigências do mercado contemporâneo. O novo plano curricular reforça o equilíbrio entre uma sólida formação teórica e experiências práticas, integrando áreas emergentes como marketing digital, análise de dados, redes sociais e responsabilidade social. Esta oferta formativa procura alinhar-se com uma abordagem contemporânea ao ensino superior, que privilegia percursos académicos flexíveis, personalizados e fortemente integrados com a era digital seguindo todas as novas tendências. Pretende-se formar profissionais versáteis, críticos e criativos, capazes de atuar em ambientes complexos e em constante mudança. A forte aposta em metodologias ativas de aprendizagem, projetos colaborativos e estágios em empresas de referência garante uma preparação ajustada às reais necessidades do mercado de trabalho. Além disso, o curso estimula o desenvolvimento de competências interpessoais, pensamento crítico e estratégico, bem como espírito empreendedor, essenciais para uma inserção profissional de sucesso. Esta estrutura renovada promove uma ligação estreita entre academia e empresas, contribuindo para diplomados mais competitivos e inovadores.
Área(s) científica(s): Marketing e publicidade (CNAEF 342)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: 98 %
(Fonte: Observatório Académico)
Saídas profissionais
- Direção de Marketing
- Direção de Publicidade
- Direção de Publicidade
- Relações Externas e Internas
- Gestão de Marketing Direto, Promoções Merchandising
- Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
- Market Analyst and Research
- Key Account
- Gestão de Equipa de Vendas
- Gestão de Relações Públicas
Regimes de acesso
Concurso Nacional de Acesso |
Provas de ingresso - Candidatura de 2025 (um dos seguintes conjuntos): 04 Economia + 18 Português 16 Matemática + 18 Português 11 História + 18 Português Vagas Regime Geral de Acesso: 30 Preferência regional | Vagas: 50% Distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal, R. A. Açores, R. A. Madeira Cursos com acesso preferencial | Vagas: 10% 086 Marketing (DL 74/2004) Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos Fórmula de cálculo Média do secundário/profissional ou equivalente: 50% + Provas de ingresso: 50% Pré-requisitos Não tem Nota do último colocado 1ª fase: 116 | 2ª fase: 134 | Informação da DGES Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Nacional de Acesso |
Diplomados Vias Profissionalizantes |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas Provas para Diplomados vias profissionalizantes |
Maiores de 23 anos |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas provas para maiores de 23 anos |
Regimes Especiais |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes Especiais |
Concursos Especiais de Acesso |
Ver mais informação em: - Candidatos com aprovação nas provas de acesso para maiores de 23 anos - Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica - Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional - Titulares de um Curso Superior - Titulares de diplomas das Vias Profissionalizantes |
Regimes de reingresso, mudança de par Instituição/Curso |
Ver mais informação em: Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso |
Concurso Internacional |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Ef 7/2012 de 04-04-2012
Registos de alteração: R/A-Ef 7/2012/AL01 de 25-09-2017 | R/A-Ef 7/2012/AL02 de 05-07-2019 | R/A-Ef 7/2012/AL03 de 09-03-2020 | R/A-Ef 7/2012/AL04 de 2025-01-27 | R/A-Ef 7/2012/AL05 de 29-07-2025
Campus Politécnico n. 10 7300-555 Portalegre
Tlf. 245 301 501 | Fax. 245 300 230
s.alunos.estgd@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
gci.estgd@ipportalegre.pt | Tlf. 245 301 506
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Plano de Estudos (Desp. 7199/2020)
1º ano
<2º ano
3º ano
2º Semestre | Total | TP | OT | T | S | PL | ECTS | Ficha PT | Ficha EN |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Planeamento e Controlo de Marketing (201314) | 130 | 30 | 4 | 30 | - | - | 5 | ||
Simulação Empresarial (201354) | 160 | - | 16 | - | - | 60 | 6 | ||
Estágio/Projeto (201328) | 510 | - | 16 | - | - | - | 19 |
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
![]() |
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|