Licenciatura em Engenharia Informática
Objetivos
O curso tem por objectivo formar profissionais capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica. Tem uma formação de base sólida, que abrange um espectro alargado, independentemente das aplicações, nos domínios da Arquitectura e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Desenvolvimento Aplicacional, Infra-estruturas, Multimédia, Software de Entretenimento, Realidade Virtual, Aspectos Organizacionais, de Gestão e Sócio Económicos dos Sistemas de Informação – e nas áreas cientificas, tecnológicas e socio-económicas que lhe estão subjacentes. A grande maioria das unidades curriculares do Curso tem uma forte componente prática, com trabalhos e projectos envolvendo implementação concreta de aplicações e sistemas. Nas unidades curriculares mais avançadas esta componente é virada para as necessidades do mercado.
Área(s) científica(s): Eletrónica e Automação (CNAEF 523)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: 98 %
(Fonte: Observatório Académico)
Saídas profissionais
O licenciado em Enfermagem está habilitado a prestar cuidados gerais de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade, podendo vir a desenvolver a sua atividade profissional em: Centros de Saúde; Hospitais, Clínicas; Empresas; Escolas; Centros de idosos, entre outros; Regime de exercício liberal.
Principais Empregadores:
- Implementação e gestão de sistemas informáticos
- Concepção e planeamento de sistemas de informação
- Gestão e administração de sistemas de gestão de bases de dados
- Concepção, desenvolvimento e manutenção de redes de computadores
- Análise e programação
- Gestão de equipas multidisciplinares
- Concepção e desenvolvimento de projectos e produtos multimédia, por exemplo na área do entretenimento e jogos
- Produção de Vídeo Jogos em Multi-plataformas
- Produções e Animações para televisão, Vídeo, Cinema e Internet
Regimes de acesso
Concurso Nacional de Acesso |
Provas de ingresso - Candidatura de 2024 (um dos seguintes conjuntos): 16 Matemática 02 Biologia e Geologia + 16 Matemática 04 Economia + 16 Matemática Provas de ingresso - Candidatura de 2025 (um dos seguintes conjuntos): 07 Física e Química + 16 Matemática 02 Biologia e Geologia + 16 Matemática 04 Economia + 16 Matemática Vagas Regime Geral de Acesso: 40 Preferência regional | Vagas: 50% Distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Setúbal, R. A. Açores, R. A. Madeira Cursos com acesso preferencial | Vagas: 20% 082 Informática (DL 74/2004) Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos Fórmula de cálculo Média do secundário/profissional ou equivalente: 65% + Provas de ingresso: 35% Pré-requisitos Não tem Nota do último colocado 1ª fase: Não tem | 2ª fase: 125,5 | Informação da DGES Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Nacional de Acesso |
Diplomados Vias Profissionalizantes |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas Provas para Diplomados vias profissionalizantes |
Maiores de 23 anos |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas provas para maiores de 23 anos |
Regimes Especiais |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes Especiais |
Concursos Especiais de Acesso |
Ver mais informação em: - Candidatos com aprovação nas provas de acesso para maiores de 23 anos - Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica - Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional - Titulares de um Curso Superior - Titulares de diplomas das Vias Profissionalizantes |
Regimes de reingresso, mudança de par Instituição/Curso |
Ver mais informação em: Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso |
Concurso Internacional |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Ef 573/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 573/2011/AL01 de 19-04-2017
Tlf. 245 301 501 | Fax. 245 300 230
s.alunos.estgd@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
gci.estgd@ipportalegre.pt | Tlf. 245 301 506
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Laboratórios
O curso é suportado por diversos tipos de laboratórios, garantindo as melhores condições de ensino aos seus alunos e possibilitando a formação de profissionais de máxima qualidade. A ESTG dispõe de laboratórios com tecnologia nas diferentes áreas de conhecimento relativas ao curso tais como eletrónica, redes de computadores, design gráfico e computação 3D, todos eles equipados com estações de trabalho dispondo de todo o software necessário à aprendizagem dos futuros diplomados.
Acordos de Software
A Licenciatura em Engenharia Informática e o CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis dispõem de alguns acordos para utilização de software patrocinado por companhias internacionais. Estas companhias disponibilizam o licenciamento de software que é fornecido aos alunos para utilização em contexto académico.
PT: O CrossOver permite que os usuários executem uma variedade de programas de janela e jogos no macOS e no Linux sem comprar uma licença do Windows, sem inicialização dupla e sem uma máquina virtual. O CrossOver abre e lança seu software de produtividade do Windows, programas utilitários e jogos nativamente. E não tem a sobrecarga do sistema operacional Windows, o que significa que os programas e jogos do Windows são executados em velocidade nativa. A CodeWeavers, fabricante do CrossOver, oferece descontos especiais para os estudantes.
EN: CrossOver allows users to run a variety of window programs and games on macOS and Linux with out purchasing a Windows license, without dual-booting and with out a virtual machine. CrossOver opens and launched your Windows productivity software, utility programs and games natively. And it doesn’t have the overhead of the Windows operating system, which means that Windows programs and games run at native speed. CodeWeavers, the makers of CrossOver, offers special discounts for students.
A SPARX SYSTEMS disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e ao CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, licensas de utilização para o produto Enterprise Architect, uma solução concebida para visualisar, analisar, modelar, testar e manter todo o tipo de sistemas de software, processos e arquiteturas. O Enterprise Architect utiliza padrões como o SysML, UML, BPMN e outros padrões abertos de modelação visual. Esta ferramenta é amplamente usada por inúmeras empresas de desenvolvimento de software no contexto da modelação.
A ALTOVA disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e o CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis licenciamento em todos os seus produtos. A ferramenta XMLSpy é a muito utilizada na Licenciatura em Engenharia Infromática e é lider mundial em projetos onde é necessária a edição de ficheiros estruturados segundo o standard XML. Disponibiliza ainda licenciamento para todas as ferramentas do seu Mission Kit que inclui edição de esquemáticas para XML (XSD), processamento gráfico baseado em folhas XSL e oferece ainda um conjunto de ferramentas utilitárias para edição de ficheiros e comunicação com bases de dados.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|